Notícia publicada em 11/05/18 às 17:22:24 hs

FIMCA Unicentro participa da Conferência Municipal da Educação

Nos dias 10 e 11 de maio a comunidade acadêmica da FIMCA Unicentro está sendo representada na Conferência Municipal da Educação pelos Professores Eliane Muquiutti, Irineo Marcon e Izatiely de Souza Souza, e pelas acadêmicas Aléxia da Rocha e Lucimeire Jacó Monteiro.

O objetivo desta Conferência é acompanhar e avaliar as deliberações da CONAE de 2014, verificar seus impactos e proceder às atualizações necessárias; Avaliar a implementação do PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do Plano, e, avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais.

O cerimonial de abertura foi realizado pelo Governador Daniel Pereira e pelo Prefeito Municipal de Jaru, João Gonçalves Silva Junior. A Professora da FIMCA Unicentro Emília do Rosário, na condição de Secretária Municipal de Educação, fez a leitura e submeteu à aprovação do regimento da Conferência.

Para subsidiar a discussão dos temas propostos foi convidada a Dra. Márcia Maria de Oliveira, da Universidade Federal de Rondônia, a qual fez uma explanação dos avanços e desafios da Educação Brasileira e a necessidade de mudança do paradigma histórico da exclusão escolar da população brasileira. Alertou para a dificuldade de mudanças radicais em curto espaço de tempo, no entanto salientou as mudanças quantitativas conseguidas nos anos de democracia, ocasião em que o orçamento educacional apresentou sensível melhora. Entretanto, conclamou os educadores a se empenharem nesta Conferência para melhorar a redação de alguns itens, especialmente no que se refere à melhoria da qualidade da formação inicial e continuada e das condições salariais dos professores brasileiros.

Grupos de trabalho foram formados para revisar os artigos de cada um dos eixos temáticos do Plano Municipal da Educação, cujos resultados serão submetidos à aprovação do plenário da Conferência.

Fonte: Dcom
Autor: Dcom