Notícia publicada em 15/09/17 às 18:29:12 hs

“Formação Docente e Trabalho Docente” é tema de Oficina realizada na instituição

Realizou-se na noite de 11/09/2017, na sala do 8º período de Pedagogia, uma Oficina sobre o tema Formação Docente e Trabalho Docente, ministrada pela Profª Dirlei Aparecida da Roza Macedo e pelo Prof. Robert Takeshi Muracami. Na ocasião foram abordadas questões referentes à Política de Formação Docente adotada pelo MEC pós nova LDB, lei nº 9394/96. Esta Política pode ser expressa na constatação de que a Formação Inicial não é suficiente para garantir a qualidade da Docência em suas múltiplas manifestações e expressões cotidianas nesta era da “Globalização”.

As características mentais e as necessidades de aprendizagens nesta era de intensiva adoção de tecnologias eletrônicas cria uma situação tal que, em alguns casos, os alunos sabem mais que os professores, em determinados assuntos. Esta condição exige que os professores desenvolvam novas habilidades, que lhes permita interagir com estas crianças de forma a estimulá-los a construir novos saberes e habilidades.

Neste contexto de necessidade de contínua formação os órgãos e governo (secretarias estaduais e Municipais de educação) estão propondo mudanças do Plano de Cargos e salários de forma a contemplar na Jornada de Trabalho dos Professores, um quantum de horas de Formação Continuada, também denominada de formação em serviço.

Há várias modalidades de formação continuada viabilizadas pelas diversas instâncias públicas, tais como cursos EAD, cursos organizados pelas Equipes de Formação das Secretarias de Educação, Ações de Formação desencadeadas pelos gestores escolares.

Fonte: Dcom