Notícias

 

Notícia publicada em 19/07/17 às 18:23:09 hs

Fies 2017 – Inscrições

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir inscrições para o FIES 2017 do segundo semestre. Estudantes universitários que, em 2017, desejam estudar em instituições privadas de ensino e pagar apenas ao final do curso devem realizar suas inscrições no Fies.

 

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Governo Federal gerenciado pelo Ministério da Educação que tem como principal objetivo conceder crédito para que estudantes universitários quitem as mensalidades de seus respectivos cursos de graduação.

 

Fique atento porque são 75 mil novas vagas. 75 mil oportunidades para estudantes de todo o país financiarem um curso superior. Se você tem renda familiar de até três salários mínimos e fez a prova do Enem nos últimos anos aproveite essa chance.

 

As inscrições para participar do primeiro processo seletivo para novos contratos do Fies 2017 acontecerão de 25 a 28 de julho.

 

Vale lembrar que o principal critério para participar do processo seletivo do Fies 2017 é que o estudante participe ou tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. E que tenha obtido uma nota superior a 450 pontos nas provas de conhecimentos e não tenha obtido nota 0 na prova de redação. A seleção é feita com base na nota final que o estudante conseguiu no exame.

Quem deve realizar inscrição no Fies 2017

O SisFies é o Sistema Informatizado do Fies 2017. Devem se inscrever no SisFies todos os estudantes que foram pré-selecionados no processo seletivo para os novos contratos de financiamento estudantil. O primeiro contato com o SisFies deve ser realizado em até 5 dias após a divulgação da lista dos candidatos pré-selecionados para contratar o Fies 2017.

 

O sistema informatizado foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia do Ministério da Educação, que também é responsável pela manutenção do sistema .já a gestão do SisFies é responsabilidade do Fundo de Desenvolvimento da Educação – FNDE, agente operador do Fies 2017.

 

O acesso ao SisFies é realizado através do endereço eletrônico http://sisfies.mec.gov.br. Para ter acesso ao sistema o estudante terá que informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física – CPF e também a senha que cadastrou para participar do processo seletivo do Fies 2017.

 

Na página do SisFies o estudante fornecerá dados relativos ao curso e ao financiamento, como por exemplo o valor semestral das mensalidades. Através do SisFies será possível também saber o valor total do financiamento do Fies 2017 e também quanto será pago a Instituição de Ensino superior.

 

É no SisFies que as instituições de ensino superior podem aderir a participação no Fies 2017. O cadastro das Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento – CPSAs deve ser realizado no SisFies, bem como o cadastro dos membros das comissões.

 

O aditamento ou renovação dos contratos do Fies 2017 deverão ser realizados por meio do SisFies após a solicitação junto a CPSA da instituição de ensino. No SisFies o estudante terá que verificar todas as informações do contrato e confirmar novamente na CPSA.

Algumas mudanças anunciadas para o Fies 2017

Hoje quando termina o curso o aluno tem um ano e meio para começar a quitar dívida do contrato do Fies. A partir do ano que vem o estudante que contratar o financiamento estudantil do Fies 2017 vai ter o valor da parcela descontado diretamente no salário assim que eu conseguir um emprego.

 

O Fies 2017 terá três tipos de contrato. A primeira modalidade é para os alunos com renda familiar per capita de até três salários-mínimos esses financiamentos não vão ter a cobrança de juros anuais.

 

Na segunda modalidade a renda familiar vai até cinco salários mínimos essa modalidade de financiamento é voltado para estudantes das regiões norte nordeste e centro-oeste e os juros são de 3%.

 

A terceira modalidade de contrato do Fies 2017 é para os estudantes da mesma faixa de rendada da segunda modalidade, mas é valido para estudantes de todas as regiões do país. Nesse caso os juros ainda não foram definidos pelo Ministério da Educação que espera com as novas regras diminuir o índice de endividados no Fies que atualmente está em 46%.

 

Para saber mais sobre o SisFies e sobre as novas modalidades de contratos acesse a página no Facebook do Fies 2017, curta e compartilhe com os amigos.

 



Fonte: Dcom

 

 

Webmail
Webmail

Palavra do Diretor Módulo Aluno & Professor

Graduação

Serviços

Revista Científica Ex-Alunos

PontilhadoPontilhado FIES CPA - Comissão Própria de Avaliação

 

Netmidia - Soluções Digitais