Notícias

 

Notícia publicada em 17/09/13 às 00:44:59 hs

Deputado Padre Ton ministra palestra na Faculdade de Educação de Jaru

A Faculdade de Educação de Jaru (Unicentro) realizou na noite desta segunda-feira (16), em seu auditório, uma palestra com o deputado federal Padre Ton (PT), que abordou assuntos como o Novo Código Florestal e os direitos dos

A Faculdade de Educação de Jaru (Unicentro) realizou na noite desta segunda-feira (16), em seu auditório, uma palestra com o deputado federal Padre Ton (PT), que abordou assuntos como o Novo Código Florestal e os direitos dos povos indígenas.

O evento contou com as presenças da prefeita Sonia Cordeiro, do presidente da Câmara Municipal de Jaru, Josemar Figueira, o Josemar da 34, do vereador Benildo Márcio, dos secretários municipais de Governo, Valdeir Anício, o Tracajá, e de Administração, Ednilson de Oliveira, além de acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Pedagogia e Serviço Social.

Padre Ton apresentou um breve histórico do Novo Código Florestal Brasileiro e os princípios da Lei que o regulamenta. O parlamentar falou sobre a luta enfrentada no Congresso Nacional para aprovar um Código Florestal que não afetasse tanto os proprietários de terra, principalmente os pequenos produtores.

Outro tema abordado pelo deputado foi sobre o Congresso Nacional e a defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil. Ele explicou que a maior preocupação do Governo é com a demarcação de terras indígenas, que já possui 98,5% registrada, sendo a maior parte na Amazônia Legal. Ton falou ainda sobre os números de indígenas no Censo Demográfico de 2010, que dos 5 milhões de índios da época do descobrimento do país por parte dos portugueses, restaram apenas cerca de 300 mil.

O deputado Padre Ton apresentou ainda as características sociodemográficas e domiciliares e a evolução histórica da Legislação Indígena, além da onda conservadora de retirada dos direitos dos povos indígenas.

Após a explanação sobre os temas foi aberto questionamento por parte dos acadêmicos e em seguida o diretor Administrativo e Financeiro, Paulo Henrique Meneses finalizou agradecendo ao Padre Ton pela bela palestra. 



Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Flávio Afonso

 

 

Webmail
Webmail
Certificados

Palavra do Diretor Módulo Aluno & Professor

Graduação

Serviços

Revista Científica Ex-Alunos

PontilhadoPontilhado FIES CPA - Comissão Própria de Avaliação

 

Netmidia - Soluções Digitais