Acadêmicos do 6º Período de Pedagogia da UNICENTRO desenvolvem Projeto: "Sementinha da Leitura" na EMEF Aldemir Lima Cantanhede.

No dia 26/10/2016, as acadêmicas Alexsandra da Silva Souza, Elinéia Dias Teixeira, Lucikley Jacó Monteiro, Lucimeire Jacó Monteiro e Maria Elizabete Moreira Mendez desenvolveram o Projeto “Sementinha da Leitura” na EMEF Aldemir Lima Cantanhede, na sala do 3º ano, com a professora Jaquilene Sobrenome.  O projeto tomou uma proporção tão grande, para a satisfação das acadêmicas, que as professoras e a Direção convidaram a exporem para outras turmas, por solicitação dos alunos.

O objetivo do projeto foi estimular nos alunos um processo de leitura permanente, para estarem continuamente atualizados frentes aos desafios do mundo contemporâneo e moderno, ajudando-os a se tornarem indivíduos leitores e escritores.

As acadêmicas tiveram por iniciativa se apresentarem caracterizadas com alguns personagens: Abelha, Mímico, Minnie, Chapeuzinho Vermelho e Fada dos Livros, que contou uma história de autoria da acadêmica Elinéia Dias. A centralidade do projeto ficou por conta da Fada e sua história de Luizinho e a viagem pelo mundo dos livros encantados. Nesta história Luizinho é convidado pela Fada para passear no Zoológico e pelo sistema planetário. Ao voltar desta “viagem” Luizinho se depara com os livros destas duas histórias e passa a desenvolver o gosto pela leitura.

Para execução do projeto, com êxito e resultado, foram propostas atividades e feita doação de 20 livros de história infantil de diversos temas. A professora responsável pelo projeto, Ivanir Olegário, que ministra a disciplina “Metodologia do ensino de português”, acompanhou a elaboração e execução do trabalho. A execução contou com a presença do professor Irineo Marcon, que acompanhou o projeto com satisfação.

Este projeto está articulado com o planejamento da professora, onde os alunos do 3º ano escreveram bilhetes e as acadêmicas irão responder. A pintura de rosto demonstrou ser uma importante técnica para despertar a atenção das crianças.

Local: EMEF Aldemir Lima Cantanhede

Data: 26/10/2016