Graduação

 

Pedagogia

O curso de Pedagogia da União Centro Rondoniense de Ensino Superior - UNICENTRO singulariza uma realidade no cenário regional, reunindo em uma só matriz curricular uma proposta de formação acadêmica que busca integrar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (Res. CNE nº 01 -15. 05. 2006) e as Diretrizes dos diversos níveis e modalidades de Ensino Nacionais, (Res. CNE Nº 4, de 13. 07. 2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Dec. PR Nº 5.626, de 22. 12. 2005 – libras; Res. CNE Nº 1, de 17. 06. 2004 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Res. CEB nº 2, de 07. 04. 1998 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental; Res. CNE Nº 1, de 31. 01. 2006 - Altera a alínea “b” do inciso IV do artigo 3º da Resolução CNE/CEB nº 2/98, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental; Res. CNE nº 1, de 17. 11. 2005. Altera a Resolução CNE/CP nº 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura de graduação plena; Res. CNE/CP 2, de 19. 02. 2002 - Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior; Res. CEB n º 1, de 05. 07. 2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos; Res. CEB nº 1,  de 07. 04. 1999 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e Res. CEB nº 3, de 26. 07. 1998 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio),  Res. CNE/CEB nº 2/2001 - Institui Diretrizes e Normas para a Educação Especial na Educação Básica, promovendo a formação de professores plenamente integrada aos fins da educação nacional expressos nas suas diretrizes.


 


Desde então, tem buscado adequar sua Matriz Curricular aos atos expressos pelo MEC para a Educação, especificamente aqueles voltados à formação de professores.


 


Perfil do egresso


 


É objetivo da Faculdade de Educação de Jaru que o egresso de seu curso de  Pedagogia receba uma formação profissional que o torne capaz, principalmente,  de contribuir para a melhoria das condições em que se desenvolve a educação brasileira, numa perspectiva de comprometimento com um projeto de transformação social.


 


A formação teórica e prática a ser desenvolvida no curso deverão preparar esse profissional para a reflexão contextualizada sobre os problemas que despontam no ensino.


 


O perfil de nosso egresso, segundo nossos objetivos, visa ser o de um profissional que esteja aberto às mudanças e transformações e que saiba exercitar processos e habilidades cognitivas, que tenha se apropriado, durante a sua trajetória acadêmica, de competências que o tornem apto a enfrentar variadas situações de equipe e que se envolva de forma satisfatória nas diferentes experiências sociais e de trabalho, capaz de estar aberto às questões da convivência e participação em projetos coletivos e que seja sensível às questões postas pela diversidade e pela multiculturalidade.


 


Enfim, a Faculdade de Educação de Jaru pretende formar um profissional cuja atuação dirija-se à Educação do Homem Integral, na sua dimensão bio-psico-social, com ênfase nas relações de ensino, aprendizagem e pesquisa, dentro e fora do âmbito escolar. Pode-se, assim, detalhar o perfil do egresso com as seguintes características-habilidades:


 


a) Capacidade de raciocínio lógico e de desenvolvimento de análise e juízo crítico;


b) Domínio da linguagem oral e escrita, do erudito ao coloquial, como forma de inserção aos diversos ambientes sociais;


c) Consciência da importância da educação continuada para o exercício da profissão;


d) Capacidade de iniciativa e de interação na comunidade;


e) Visão holística, sistêmica e gerencial;


f)  Postura ética, geral e profissional, com responsabilidade social;


g) Flexibilidade para lidar com inovações tecnológicas;


f)  Visão global do cenário econômico e financeiro nacional e internacional, em que se insere a profissão;


g) Capacidade de participação em equipes multidisciplinares;


h) Atuar com docente em programas de graduação oferecidos pela UNICENTRO e outras IES da região.


 


Sob essa orientação, a instituição se apresenta como um espaço de formação e de informação, em que a aprendizagem de conteúdos, a formação de conceitos, o desenvolvimento de habilidades e competências e a avaliação das tarefas relevantes, favoreçam a formação pessoal e profissional do aluno, traduzindo-se em profissionais de qualidade, habilitados para além dos conhecimentos técnicos, conscientes do papel social da profissão, atuando como agentes de transformação das organizações e da sociedade.


 


Ao concluir sua formação, espera-se que o egresso possa refletir sobre sua prática, a partir do conhecimento apropriado, ao longo do curso, no contexto educativo onde está inserido.


 


Estas características têm sido alcançadas e confirmadas pelo alto índice de aprovação em concursos públicos, para atuação em escolas da rede municipal,  estadual e federal de ensino, além de sua inserção em estabelecimentos privados de ensino.

PontilhadoPontilhado FIES CPA - Comissão Própria de Avaliação

 

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